quarta-feira, 16 de março de 2011

Já aconteceu!

No passado dia 3 de Março, teve lugar no grande auditório do CCC a palestra com o Salvador Mendes de Almeida como já havíamos divulgado anteriormente. E foi um sucesso!


A Associação Salvador trouxe uma banca com t-shirts, livros, porta-chaves e lápis que pudemos ajudar a vender enquanto as pessoas chegavam.


Rita Carvalho

A sessão teve início às 15 horas com uma introdução feita pelo professor Edgar Ximenes e com o visionamento de um filme realizado pelo grupo Sobre Rodas.


Com um sorriso e uma força contagiante, o Salvador sensibilizou as cerca de 500 pessoas que encheram o grande auditório para a integração de pessoas com deficiência motora na nossa sociedade e falou da falta de acessibilidades físicas nos espaços públicos e edifícios que condicionam essa vivência em sociedade. O Salvador explicou os vários tipos de deficiência motora e deu como exemplos algumas das pessoas que participaram no seu programa.

Defendendo os interesses de todos os deficientes o Salvador revelou que 8 por cento da população portuguesa tem algum tipo de deficiência. “São cerca de 820 mil pessoas, quatro vezes mais que os sócios do Benfica, o clube com maior número de associados do mundo”.


Explicou ainda como lidar com pessoas portadoras de deficiência afirmando que se deve evidenciar as capacidades das pessoas com uma atitude positiva, não fazer perguntas sobre o que aconteceu e não as tratar como se fossem crianças. Aconselha acima de tudo para “não fazer de conta que a deficiência não existe”.
Depois de nos ter contado o seu testemunho pessoal terminou a sua intervenção com “o mais importante é a pessoa aceitar-se e lutar pelo que a faz feliz”.
Quanto ao nosso grupo, o Salvador disse que “Quando se trabalha a sério e fazem-se projectos giros que envolvem toda a comunidade, as pessoas de facto ficam muito sensibilizadas e fico muito contente com esta recepção”. Fomos ainda surpreendidas ao recebermos a menção honrosa pela participação no concurso “Sensibilização em escolas”!


Depois desta grandiosa palestra convidámos o Salvador e as pessoas que o acompanhavam a visitarem a nossa escola onde tivemos oportunidade de lanchar e conviver.


Este dia superou, sem dúvida, as nossas expectativas! E o mais importante foi a certeza de que a mensagem do Salvador chegou a todos os presentes!

Agradecemos todo o apoio que o professor Edgar Ximenes nos deu na organização desta palestra!

2 comentários:

  1. Que bom! Muitos parabéns meninas!
    E o melhor é a mensagem ter chegado às pessoas, é tão bom saber que não somos o único grupo de jovens a lutar pelos mesmos objectivos.
    Muitos parabéns mesmo pelo que conseguiram!

    beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  2. Um dos Melhores, grupos que já conheci,senão o melhor como já tive, oportunidade de dizer às pessoas envolvidas, neste projecto, o grande "SobreRodas"! Os meus Parabéns, mais uma vez!

    João Matias ;)

    ResponderEliminar